GUIMARÃES, ALFREDO (1953) O CÁLICE GÓTICO DO MOSTEIRO DE SÃO TORCATO E OUTROS ESTUDOS. PORTO: LITOGRAFIA NACIONAL. DE 30X23 CM. COM 74, [12] PÁGS. ILUST. E.
Trata-se do terceiro e último tomo da estimada e valiosa coleção intitulada «Estudos do Museu Alberto Sampaio», publicação subsidiada pela Câmara Municipal de Guimarães e que dá à estampa um notável conjunto de estudos histórico-artísticos com importância para a História da Arte em Portugal.
Exame aturado do valiosíssimo e notável cálice gótico, exemplar de arte do século XIV, “produto da mais pura e estimável fase de ourivesaria gótica. O cálice do Mosteiro dos Cónegos Regulares de S. Torquato caracteriza-se, nas suas linhas gerais, pela copa de formato cónico, pelo nó hexagonal e em símile de duplo capitel, e sobretudo pela sumptuosa organização da base, que o torna digno de seleção e estima”.
Este fasciculo ou tomo, para além do estudo que lhe dá nome, inclui: «A Escultura em Guimarães – Santa Margarida»; «Os Novos Frescos de Cerzedelo»; «Bordado Artístico do Egipto Cristão»; «Duas Obras da Escola de Bolonha».
Edição de formosa realização gráfica sobre encorpado papel, cuidadosamente ilustrada no corpo do texto e em folhas à parte com reproduções fotográficas de António de Sousa Lima e Alvão e belíssimas aguarelas de Jorge Maltieira. Boa encadernação com lombada e cantos em imitação de pele, decorada com ferros a ouro na lombada; corte da cabeça carminado e capas conservadas. [exemplar com paginação trocada, as folhas correspondentes às página 65 até ao final e que estampam a totalidade do estudo «Duas Obras da Escola de Bolonha», erroneamente, foram colocadas na abertura do volume]
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..