ALEGRE, MANUEL (2021) PRAÇA DA CANÇÃO. [S.L.]: A BELA E O MONSTRO: RAPSÓDIA FINAL: PÚBLICO. DE 28X19 CM. COM [96] FLS. E.
Cuidada edição fac-similada do original datilografado com variadíssimas notas manuscritas e correções deste livro seminal da poesia portuguesa.
Publicado em 1965 no Cancioneiro Vértice, uma colecção da famosa revista coimbrã que queria modular a poética realista, conta António Pedro Pita, da Faculdade de Letras de Coimbra.
“A maturidade do jovem poeta era visível”, escreve Pita, “Manuel Alegre situava-se na complexidade das tensões poéticas dos anos 60. Situar-se, quer dizer: delimitar o seu lugar – uma voz, uma poética.”
O livro de Alegre marcou para sempre toda uma geração de jovens portugueses que ao longo dos anos 1960 se empenharam na contestação estudantil nas Universidades e lutaram contra a guerra nas ex-colónias africanas.
Praça da Canção recorre à História de Portugal para através desse passado colectivo interrogar o presente e o futuro do país, conseguindo aliar um poderoso sopro épico e um lamento pela condição dos portugueses
Cartonagem editorial
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.