MIGUEIS, JOSÉ RODRIGUES (1958) LÉAH E OUTRAS HISTÓRIAS. LISBOA: ESTÚDIOS COR. DE 19X13CM. COM 353-VII PÁGS. E.
Prolífico prosador, hoje posto de parte pelo gosto superficial do que é dado ler aos leitores, dele nos disse, por exemplo, Massaud Moisés: «Eça, apesar de realista, está mais fora da realidade (no conto Singularidades duma Rapariga Loira) do que José Rodrigues Miguéis, atiçado pelo lirismo jacente no interior de uma história crua e trivial (Léah). [...]»
«Galardoado em 1959 com o primeiro Prémio Camilo Castelo Branco,» Léah e outras histórias» é porventura o seu livro mais conhecido com ambientes portugueses e outros mais cosmopolitas. O vocabulário rico, a sintaxe primorosa, o tom satírico ( a lembrar Eça ), o lirismo, o espírito observador, as personagens bem construídas e o sentido de humor simultaneamente português e estrangeirado resultam numa escrita maravilhosa que se lê com enorme prazer. Destas narrativas, provavelmente com raízes autobiográficas, onde encontramos o sonho, a saudade da sua Lisboa natal, o presente e o futuro, a infância e adolescência, o fim da monarquia e o consequente início da república, a burguesia portuguesa com as suas características peculiares, os amores passageiros ou interesseiros e a vida no estrangeiro,». Celeste Corrêa
Encadernação inteira de material sintético com títulos a dourado na lombada; com leve aparo e a s capas conservadas, a frontal ilustrada por Bernardo Marques.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.