LA CONQUISTA DE LISBOA

15,90€

LA CONQUISTA DE LISBOA

15,90€

VALLADARES, RAFAEL (2008) LA CONQUISTA DE LISBOA. VIOLENCIA MILITAR Y COMUNIDAD POLITICA EN PORTUGAL, 1578-1583. MADRID: MARCIAL PONS. DE 23X15 CM. COM 315 PÁGS. & 3 FLS. ILUST. B.

Da autoria de Rafael Valladares, investigador do CSIC (Madrid), autor de sólida, bem informada e volumosa produção sobre o Portugal do tempo dos Áustria, «La Conquista de Lisboa. Violencia Militar Y Comunidad Politica en Portugal, 1578-1583» é mais um precioso contributo para o conhecimento deste período.

“(…) Trata-se de estudo muito bem escrito, com uma estrutura interna clara e bem pensada, revelador de exímio e profundo domínio da bibliografia, mesmo a mais recente, e não só a espanhola. Aqui foram incorporados contributos da produção portuguesa, francesa, inglesa e italiana, que muito enriquecem as perspectivas do autor e conferem grande consistência ao resultado final. (…) O livro está estruturado em duas partes. A primeira, intitulada “Violência”, trata da guerra e da sua importância decisiva para a agregação do Reino. É composta por um “Preâmbulo” e cinco bem escolhidos capítulos: 1 - A escolha de Alba; 2 - As leis da guerra; 3 - O assalto a Lisboa; 4 - “Não pensei que eram tantos” (frase escrita por Felipe II referindo-se à sensação de que nunca imaginara que os partidários de D. António fossem tão numerosos) 5 - “Acabar com isto desta vez” (Açores).

A segunda, designa-se “Comunidade” e engloba outros cinco capítulos: 1 - A cidade antes da conquista; 2 - Os desejos do rei; 3 - “Matar-se-ão entre eles” (Guerra civil); 4 - A comunidade abandonada; 5 - A rebelião popular. Paiva, José Pedro, (2009) .

This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.

You might also be interested in