PORTUGAL E FLANDRES: VISÕES DA EUROPA 1550-1680. [ORG.] INSTITUTO PORTUGUÊS DO PATRIMÓNIO CULTURAL. LISBOA: IPPC, D.L. 1992. DE 30X23 CM. 215, [1] PÁGS. ILUST. B.
A exposição «Portugal e Flandres, visões da Europa 1550- 1680» apresentou obras de arte notáveis, pintura, escultura, ourivesaria têxteis e cerâmica, desenho, documentos literários importantes, entre outros, e que dizem respeito a um período da história portuguesa durante o qual Portugal e Flandres viveram sobre o ceptro do mesmo soberano, Filipe II, filho do imperador Carlos V. A exposição articulou-se em torno de Lisboa que, nos grandiosos projectos traçados pelo monarca, devia tornar-se o principal porto da Europa. A capital portuguesa é o palco de uma ação de vários episódios desenrolando-se ao longo de quatro secções do trajeto proposto ao visitante. Aí se veem os retratos dos grandes protagonistas da época, os objetos e a iconografia de uma arte ao serviço da fé, (…)”.
Alguns dos ensaios que abrem o catálogo: «Portugal na Europa dos Habsburgos», de Jorge Borges Macedo; «O eixo económico Lisboa-Antuérpia», de José Gentil da Silva; «Do grotesco ao brutesco. As artes ornamentais e o fantástico em Portugal (séculos XVI e XVII)», por Vítor serrão; «As gravuras de Antuérpia e a pintura portuguesa no começo do século XVII: o Missal Pontifical de Gonçalves Neto», de Luís Sobral; «A influência da cartografia portuguesa nos Países Baixos», de Alfredo Pinheiro Marques.
Edição de cuidada execução gráfica, impressa sobre bom papel couché e cuidadosamente ilustrada a negro e a cores com estampas que reproduzem muitas das peças em exposição.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.