PORTUGAL EM SELOS 2021: ROSTO DA EUROPA. ORGANIZAÇÃO E TEXTOS DE J. M. MARTINS. LISBOA: CTT, 2001. DE 24X24 CM. COM 77, [8] PÁGS. ILUST. E.
No poema de abertura da Mensagem de Fernando Pessoa, a geografia de Portugal surge reconfigurada como «rosto» da Europa aberto ao mar, imagem já proposta por Luís de Camões em Os Lusíadas (III, 20) e depois graficamente visualizada por Almada Negreiros.
Em 2021, a mesma alegoria volta a fazer sentido aquando da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia que, num quadro cultural de tradição e modernidade, também foi comemorada por uma especial emissão filatélica.
A partir da imagem do «rosto» da Europa, o autor Jorge M. Martins procedeu a uma releitura das emissões filatélicas de 2021 reunidas no Portugal em Selos e repartiu-as por quatro capítulos – «Olhar o Futuro», «Olhar o Passado, «Voz da Terra», «Visão Global» – e, para iluminar cada uma delas, importou mais versos da Mensagem de Fernando Pessoa.
Num desafio permanente à curiosidade do leitor pela cultura portuguesa, os selos de cada ano, miniaturais e silenciosos guardadores de memórias, ganham espaço e luz, voz e vida, convertendo cada Portugal em Selos em insólitos guias de viagem à descoberta de Portugal.
O Portugal em Selos 2021 é também o livro nº 200 editado pelos CTT. Com uma tiragem limitada a 6 mil exemplares numerados, esta edição contém apenas impressos a prova de cor do bloco da emissão «Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia», bem como os 81 selos e os 16 blocos. Ou seja, o exemplar não preserva os selos.
Cartonagem editorial
Ed. bilingue em português e inglês