PORTUGAL E FLANDRES: VISÕES DA EUROPA 1550-1680

21,20€

PORTUGAL E FLANDRES: VISÕES DA EUROPA 1550-1680

21,20€
1

PORTUGAL E FLANDRES: VISÕES DA EUROPA 1550-1680. [ORG.] INSTITUTO PORTUGUÊS DO PATRIMÓNIO CULTURAL. LISBOA: IPPC, D.L. 1992. DE 30X23 CM. 215, [1] PÁGS. ILUST. B.

A exposição «Portugal e Flandres, visões da Europa 1550- 1680» apresentou obras de arte notáveis, pintura, escultura, ourivesaria têxteis e cerâmica, desenho, documentos literários importantes, entre outros, e que dizem respeito a um período da história portuguesa durante o qual Portugal e Flandres viveram sobre o ceptro do mesmo soberano, Filipe II, filho do imperador Carlos V. A exposição articulou-se em torno de Lisboa que, nos grandiosos projectos traçados pelo monarca, devia tornar-se o principal porto da Europa. A capital portuguesa é o palco de uma ação de vários episódios desenrolando-se ao longo de quatro secções do trajeto proposto ao visitante. Aí se veem os retratos dos grandes protagonistas da época, os objetos e a iconografia de uma arte ao serviço da fé, (…)”.

Alguns dos ensaios que abrem o catálogo: «Portugal na Europa dos Habsburgos», de Jorge Borges Macedo; «O eixo económico Lisboa-Antuérpia», de José Gentil da Silva; «Do grotesco ao brutesco. As artes ornamentais e o fantástico em Portugal (séculos XVI e XVII)», por Vítor serrão; «As gravuras de Antuérpia e a pintura portuguesa no começo do século XVII: o Missal Pontifical de Gonçalves Neto», de Luís Sobral; «A influência da cartografia portuguesa nos Países Baixos», de Alfredo Pinheiro Marques.

Edição de cuidada execução gráfica, impressa sobre bom papel couché e cuidadosamente ilustrada a negro e a cores com estampas que reproduzem muitas das peças em exposição.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em