OS ESTADOS UNIDOS E OS AÇORES (1939-1948)

10,60€

OS ESTADOS UNIDOS E OS AÇORES (1939-1948)

10,60€
1

RODRIGUES, LUÍS NUNO (2005) NO CORAÇÃO DO ATLÂNTICO: OS ESTADOS UNIDOS E OS AÇORES (1939-1948). LISBOA: PREFÁCIO. DE 23X15 CM. COM 209 PÁGS. ILUST. B.

(…) A investigação nos arquivos nacionais e estrangeiros é rigorosa e metódica e a bibliografia secundária usada tem em conta o que de melhor tem sido publicado nos últimos anos em ambas as margens do Atlântico.

O resultado final é um estudo político e diplomático de grande qualidade académica e, pormenor importante, de fácil leitura. No Coração do Atlântico está dividido em três partes. A primeira analisa o período entre 1939 e 1943 e dedica particular atenção à política externa portuguesa durante a Segunda Guerra Mundial e à delicada tarefa de manter a neutralidade numa altura em que coexistiram planos alemães, americanos e ingleses para ocupar os Açores. A segunda parte aborda as negociações luso-americanas entre Novembro de 1943 e Novembro de 1944.

A última parte do livro estuda a evolução das posições luso-americanas após o final da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria. As estantes de história política e diplomática estão cheias de estudos áridos e difíceis de atravessar como os desertos. No Coração do Atlântico não é mais um destes livros. E não é porque Luís Nuno Rodrigues nunca esquece o contexto político e intelectual em que as negociações entre Washington e Lisboa decorreram entre 1939 e 1949. Em 1941 Washington podia estar a caminho de entrar na II Guerra Mundial no Pacífico e no Atlântico mas, como Nuno Rodrigues torna penosamente claro, ninguém no Departamento de Estado americano estava interessado ou minimamente informado sobre o que Lisboa pensava em relação aos Açores, império colonial ou sobre política internacional.

Ex-libris heráldico na folha de guarda 

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em