RODRIGUES, PAULO MIGUEL (1999) A POLÍTICA E AS QUESTÕES MILITARES NA MADEIRA: O PERÍODO DAS GUERRAS NAPOLEÓNICAS. PREFÁCIO DE ANTÓNIO VENTURA. FUNCHAL: CENTRO DE ESTUDOS DE HISTÓRIA DO ATLÂNTICO. DE 24X16 CM. COM 450 PÁGS. B.
A edição é uma versão revista e adaptada da dissertação de mestrado, apresentada e defendida pelo autor na Faculdade de Letras na Universidade de Lisboa, no ano de 1999.
“(…) O papel da Madeira no contexto das Guerras Napoleónicas é o tema que Paulo Rodrigues escolheu para o excelente trabalho agora dado à estampa. (…) O autor faz um enquadramento internacional da questão, em especial após o malogro da Paz de Amiens, discorrendo com pormenor sobre as alianças na Europa, os blocos que se construíam e dissolviam consoante os interesses particulares dos países envolvidos. Depois, aborda com minúcia o envolvimento de Portugal no conflito que dilacerou a Europa durante mais de 20 anos. Recorrendo a uma ampla pesquisa em arquivos portugueses e ingleses, o autor estuda em profundidade a situação da Madeira entre 1799 e 1814, o seu interesse estratégico para Portugal e para a Inglaterra, as relações com as rotas comerciais americanas, o problema dos corsários, as ocupações inglesas e a sua relação com a defesa de Gibraltar, as tensões entre os naturais e os ingleses, as defesas, o papel dos governadores e capitais-generais, a organização das forças militares e das fortificações”.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..