MOREAU, MÁRIO (1999) O TEATRO DE S. CARLOS: DOIS SÉCULOS DE HISTÓRIA. LISBOA: HUGIN. 2 VOLS. DE 29X22 CM. COM 1424 PÁGS. ILUST. E.
Obra monumental sobre a história do Teatro de S. Carlos, inaugurado a 30 de Junho de 1793 pela Rainha D. Maria I e o único teatro de ópera em Portugal.
Quando se analisa a produção musicológica e da divulgação musical em Portugal emerge como um dado especialmente evidente o fascínio que o Teatro de S. Carlos de Lisboa e a sua história já longa de dois séculos têm exercido sobre aqueles que se dedicam a essas áreas. Porém, até aos finais do século XX, a história de São Carlos identificava-se praticamente com a obra de Francisco da Fonseca Benevides cujo primeiro volume, publicado em 1883 tratava os 90 anos iniciais e o segundo, os anos compreendidos entre essa data e 1902. Finalmente nos finais do século XX surgiu a obra monumental de Mário Moreau.
“A fim de conseguir os resultados mais completos e exactos, o autor investigou exaustivamente por toda a parte, durante anos e anos, quer junto dos próprios cantores um dos seus descendentes, querem numerosos arquivos e bibliotecas, musicais e não musicais, em Portugal e no estrangeiro. Anos de pesquisa, portanto, para poder compilar a sua obra de grande envergadura, incrivelmente recheada de factos, nomes, completando tudo isto com datas e com numerosas outras informações de interesse, acabando por recolher uma inacreditável documentação”. Do prefácio de Gino Bechi
Ilustrado com retratos. Cartonagem editorial com títulos a dourado e uma estampa colorida aplicada manualmente na pasta frontal de ambos os volumes.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..