MASCARENHAS, OSCAR (2001) O PODER CORPORATIVO CONTRA A INFORMAÇÃO. COIMBRA: MINERVA COIMBRA. DE 23X13 CM. COM 208 PÁGS. B.
Dois factos que mancharam a credibilidade jornalística denunciados por um jornalista – ou como pouco ou nada mudou na vulnerabilidade da informação nas mãos dos seus agentes (...) O livro inclui, em anexos, documentos integrais e reflecte ainda sobre outros acontecimentos que têm invadido a esfera da informação.
“os bunkers profissionais ou sociais podem ser sufocantes da liberdade e castradores da cidadania. E ainda mais se os bunkers são couraçados de unanimidades corporativas. Nasceu assim e este livro. Parte de 2 situações pontuais significativas:
- uma, reveladora do poder corporativo dos profissionais, que se verificou em 1975, na Assembleia Constituinte, quando os jornalistas se conjuraram para silenciar e, de caminho, tentar humilhar o deputado José Medeiros Ferreira, só porque ele teve a ousadia de criticar «os» jornalistas;
- outra, demonstrativa da força das corporações empresariais em concluio, que foi de certo modo presenciado e denunciada pelo autor durante a Guerra do Golfo e que teve a ver com a difusão Internacional de imagens de arquivo - como se fossem atuais - de aves marinhas afogadas em crude, com intento - e resultado! - de suscitar indignação das opiniões públicas ocidentais contra o Iraque
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..