VILELA, CARLOS (2005) O PAI DE CAMILO. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA. DE 24X15 CM. COM 127, [4] PÁGS. ILUST. B.
“O conjunto de documentos que neste volume pela primeira vez se publicam, bem como a extensa nota introdutória de Carlos Vilela que os procedem, lançam nova luz sobre aspetos ignorados ou mal esclarecidos da biografia de Manuel Joaquim Botelho Castelo Branco (1778-1835) virou a pai de Camilo Castelo Branco, cuja vida não foi menos agitada e sentimentalmente tumultuosa do que a do grande e inditoso escritor.
Provenientes do Arquivo Histórico da Fundação das Comunicações, os documentos aqui transcritos giram em torno do preenchimento do lugar de Correio Assistente de Vila Real, para que Manuel Castelo Branco foi nomeado em 1830 e de que viria a ser exonerado no ano seguinte, tentando desesperadamente recuperá-lo após a vitória definitiva das forças liberais. Tendo conseguido ser, finalmente, nomeado em junho de 1834, não chegou, porém, a reocupar o cargo para o seu legítimo detentor, afastado por motivos políticos, ter aparecido e reivindicá-lo, nesta querela vindo Manuel Castelo Branco a consumir os derradeiros meses de vida, confrontado com graves acusações sobre o modo, alegadamente pouco honesto, como exercer aquelas funções».
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..