GUSMÃO, ADRIANO DE (1960) O MESTRE DA MADRE DE DEUS. LISBOA: REALIZAÇÕES ARTIS. DE 33X25 CM. COM 17 PÁGS., [27] FLS. ILUST. B.
“Injustamente confundido entre os outros pintores da sua época, o Mestre da Madre de Deus não ocupa o lugar que por direito lhe pertence dentro do panorama da nossa pintura quinhentista. Não só por merecimento próprio como também por razão histórica há que colocá-lo no primeiro plano, tanto mais que foi entre nós um inovador. (…) Como nenhum outro é o mais opulento em qualidades plásticas e o que afinal explica grande parte do rumo seguido pela pintura depois do período manuelino.
Neste volume da «Colecção de arte portuguesa» procurou o autor dar a devida e justificada proeminência ao extraordinário «Mestre de 1515», contemporâneo, portanto, de Grão Vasco e de Francisco Henriques, e chefe de oficina onde depois se comporia ainda parte dos retábulos da Igreja de Jesus, em Setúbal.”
Edição de cuidada execução tipográfica, ilustra à parte, a negro e a cores, com um grande profusão da gravuras nitidamente estampadas sobre bom papel.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..