FERREIRA, ANTÓNIO (1952)
HORACIANAS: INTERPRETAÇÃO DE VÁRIAS ODES E EPODOS DE HORÁCIO. PONTE DE LIMA: EDIÇÃO DO AUTOR. DE 21.5X15CM. COM 288 PÁGS. B.
2ª Edição ampliada com novas odes e um estudo preambular, oara alguns preferível à anterior, pelo facto de conter o referido estudo preambular com cerca de 100 páginas acerca de Horácio e da literatura «clássica», contendo amplas notas esclarecedoras que bem mostram a projeção milenária da obra de Horácio nas literaturas mundiais.
Em atenção à publicação das Horacianas, foi apresentada a candidatura do Dr. António Ferreira a membro da Sociedade Portuguesa De Estudos Históricos, de Lisboa pelos sócios Dr. fidelino de Figueiredo, Eduardo Moreira e Edgar Prestage, tendo sido eleito por unanimidade na sessão de janeiro de 1917, a que presidiu Brancamp Freire secretariado pelo Dr. leite de Vasconcelos
«A obra literária do Conselheiro António Maria Gonçalves Ferreira, nascido em Ponte de Lima aos 8 de dezembro de 1885, e falecido em 1963, é desconhecida de uma parte significativa de seus conterrâneos, bibliófilos, ensaístas, e mesmo coordenadores de antologias. Estes, confundem-o por vezes, com o homónimo quinhentista, um expoente da Renascença, onde pontificam também Camões ou Sá de Miranda. O nosso António Ferreira nasceu e viveu a meninice nas margens do Lima cujas musas inspirariam doravante a sua primeira produção. Partiu depois para Coimbra, onde assinalou a vida académica, terminando seus dias na face da Terra vincando a atividade forense no continente, Açores e Madeira. (...)»
Capa ilustrada pelo Mestre António Lima
Nota: miolo amarelecido e com mínima acidez; capa escurecida, com manchas e desgaste, mais acentuado na lombada.