CORTESÃO, JAIME (1979) HISTÓRIA DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESES. [PRIMEIRO VOLUME A TERCEIRO VOL.] LISBOA: CÍRCULO DE LEITORES. LISBOA. DE 24X15 CM. COM 394; 317; 302, [VI] PÁGS. ILUST. E.
“O período mais rico da presença de Portugal no mundo — os Descobrimentos — encontram em Jaime Cortesão um historiador à sua altura. Fruto de mais de quarenta anos de aturadas pesquisas e de contactos com homens e povos, a obra História dos Descobrimentos Portugueses representa a súmula exacta dessa valiosa experiência. Sobre ela, escreveu o autor: «fui levado, na interpretação do passado, a formular um juízo mais equilibrado entre a criação colectiva e a das personalidades representativas; entre as solicitações de carácter económico e as influências culturais e religiosas — de cuja conjuntura instável nasce permanentemente o devir histórico.» Um dos maiores vultos de todos os tempos da nossa cultura recria, assim, uma epopeia portuguesa que é simultaneamente uma epopeia da história da Humanidade”.
O primeiro volume conta as secções de capítulos «As Causas da Expansão da Cristandade e o Problema dum Método Específico Aplicado à História dos Descobrimentos», «As Navegações Pré-Henriquinas» e «Período Henriquino»; o segundo, «D. João II e o Descobrimento do Caminho Marítimo para a Índia» e «O Tratado de Tordesilhas e o Descobrimento do Brasil»; e o terceiro «Descobrimentos e Império no Índico e no Pacífico», a que se segue um amplo (duas centenas de páginas) e bastante ilustrado apêndice final, também dividido por vários capítulos, «Influência dos Descobrimentos Portugueses na História da Humanidade». A mais das ilustrações no texto, são ainda apresentadas outras em extra-texto sobre folhas destacadas de papel couché.
Edição e volumes ilustrados no texto e em extratexto, sobre papel couché, reproduzindo mapas e os painéis de São Vicente. Encadernação do editor com sobrecapas.
nota: sobre a capa do terceiro volume com manchas de acidez a cabeça.
Este produto ficou sem stock. Avise-me quando estiver disponível.
Esse produto está atualmente indisponível..