AS MODERNAS IDEIAS NA LITTERATURA PORTUGUESA

15,90€

AS MODERNAS IDEIAS NA LITTERATURA PORTUGUESA

15,90€
1

BRAGA, TEÓFILO (1892) AS MODERNAS IDEIAS NA LITTERATURA PORTUGUESA. PORTO: ERNESTO CHARDON. DE 18X12 CM. COM 446 PÁGS. E.

Obra em dois volumes, (de que apenas se apresenta o 1.º) com a qual o autor pretende completar a História do Romantismo em Portugal, ocupando-se agora das fases da degenerescência do Romantismo e da sua dissolução crítica. Depois da "Introdução" geral, intitulada "A dissolução do Romantismo e a depressão do espírito nacional", o primeiro volume inclui, no livro I, "Os ultraRromânticos", estudos sobre Rebelo da Silva, Mendes Leal, Soares de Passos e Camilo Castelo Branco, e, na primeira parte do livro II, "Dissolução do Ultrarromantismo", um capítulo sobre as origens doutrinárias da Escola de Coimbra.

O segundo volume (que não acompanha o lote) contém o segundo e terceiro capítulos do livro II, consagrados a João de Deus e Antero de Quental, bem como o livro III, "Programa dos trabalhos para a Geração Moderna", com capítulos sobre a "renovação estética", a "renovação científica" e a "renovação filosófica e política" operadas pela Geração de 70, seguindo-se uma conclusão.

O 1.º vol. anunciava um estudo de Teixeira Bastos acerca de Teófilo Braga e a sua Obra, que acabaria por ser editado em separado (Porto, 1892).

Ilustrado com o retrato de Teófilo Braga.

Boa encadernação meia francesa com assinatura de Frederico d’Almeida decorada na lombada com ferros a ouro; aparado em todos os cortes e sem capas.

Notas: miolo amarelecido e com acidez, esta mais evidente nas primeiras e últimas folhas.

Apenas 1 Unidades disponíveis

Também pode estar interessado em