XACOBEO’99. SANTIAGO: A ESPERANÇA. EXPOSICÃO: PALÁCIO DE GELMIRES, SANTIAGO DE COMPOSTELA. COORD. JOSÉ MANUEL IGLESIAS. COMPOSTELA: CONSELLERÍA DE CULTURA DA XUNTA DE GALICIA, 1999. DE 26X21 CM. COM 671 PÁGS. ILUST. B.
Santiago
foi a exposição referencial do conjunto de iniciativas culturais impulsionadas pelo plano Jacobeu99. Foi, ao mesmo tempo, a maior exposição realizada até então com a finalidade de analisar o alcance galego e internacional do culto jacobeu.
A exposição com carácter universalista e com uma ambiciosa cronologia, onde foi colocado um extremo cuidado na seleção e tratamento do material exposto, bem como no alcance dos seus conteúdos, permitiu construir uma visão de conjunto do que foi o culto jacobeu no decurso da história e ao longo das muitas terras do mundo onde chegou a sua influência, nomeadamente, Portugal, França, Itália, Alemanha e Norte da Europa.
Ao contrário do aconteceu em exposições anteriores, bem como em posteriores, foi dado grande relevo ao culto de Santiago em Portugal. Pela primeira vez e cremos que única, o catálogo foi editado também em língua portuguesa, tendo nele participado investigadores académicos portugueses com dois extensos ensaios, da autoria de Humberto Baquero Moreno e Vítor Serrão, inseridos na parte dedicada a Portugal.
Os valiosos ensaios presentes no catálogo da autoria de renomados historiadores são ainda hoje trabalhos indispensáveis para o estudo do culto de Santiago e a sua projeção além fronteiras. Merece destaque o valiosa e muito extensa parte do catálogo reservada à iconografia jacobeia, nela tendo participado vários investigadores ligados à temática. A estampas relacionados com este tema são abundantes e impressas a cores com grande fidelidade, portanto, um complemento essencial aos textos. Por fim, será oportuno referir os capítulos dedicados à ourivesaria em honra de Santiago, bem como o dedicado aos valiosos e invulgares impressos jacobeus. Nestes capítulos a gravuras apresentadas ganham relevo pela beleza das peças de ourivesaria e dos manuscritos iluminados medievais.
Edição de grande cuidado gráfico, estampada em bom papel e totalmente ilustrada a cores.