COUTO, RIBEIRO (1963) SENTIMENTO LUSITANO. LISBOA: LIVROS DO BRASIL. DE 22X13 CM. COM 262, [7] PÁGS. E.
Muito interessante conjunto de ensaios que são testemunho vivo do sentimento de Lusitanidade do poeta, escritos durante o período da sua permanência diplomática na embaixada de Lisboa.
“Estão impregnadas estas páginas impregnadas de emoção direta e vívida, da atmosfera da proximidade comungada, do fluxo natural de interesse pelo mundo humano e literário circundante. Portugal vivido por Ribeiro Couto, no substrato histórico das suas velhas cidades, nos temas culturais, nas problemáticas da língua comum.”
Ensaios dedicados a António Nobre, a Eça de Queirós, a João de Barros, Joaquim Paço d'Arcos e à poesia de Cabo Verde.
De destacar também o ensaio " O pequeno emigrante português e a continuidade histórica do Brasil" em que nos diz, entre outras curiosidades “... não era adquirido sem trabalho, não caia do céu; custava muito esforço” -, para muitos mais terá constituído um penoso exercício de sobrevivência, talvez pelas poucas habilitações com que em sua grande maioria arribaram a terras de Vera Cruz. Mas não é desse brasileiro entre aspas o objecto desta minha fala, já retratado por Guilhermino César, em O “Brasileiro” na ficção portuguesa: O Direito e o Avesso de uma Personagem-Tipo ... ”
Encadernação com lombada em sintético gravada com os títulos a dourado; capas conservadas.
Nota: acidez nas capas; algumas linhas com sublinhados a tinta; ex-líbris heráldico na folha de guarda volante.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.