SÃO SALVADOR DE GRIJÓ NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIV

10,60€

SÃO SALVADOR DE GRIJÓ NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIV

10,60€

AMARAL, Luís Carlos (1994) SÃO SALVADOR DE GRIJÓ NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIV: Estudo de gestão agrária. Lisboa: Edições Cosmos. De 23x16cm. Com 324 págs. B.

Versão revista da Dissertação de Mestrado e, História Medieval, apresentada e defendida em provas públicas ma Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

A fundação do velho mosteiro de São Salvador de Grijó remonta à primeira metade do século X. Protegido e favorecido por uma destacada família da aristocracia regional, o pequeno cenóbio acabou por se transformar, entre os séculos XII e XIV, numa importante instituição monástica cujos domínios se estendiam desde as margens do Douro até Coimbra.

Na centúria de trezentos sofreu, como toda a sociedade do tempo, as consequências da generalizada crise política, económica e social que afectou a totalidade do espaço europeu. Em face do despovoamento do senhorio e da quebra das rendas, e ainda perante os crescentes abusos da nobreza patronal, o prior e os cónegos agostinhos de Grijó desenvolveram uma notável acção no sentido de preservarem, tanto quanto possível, o poder e a riqueza do seu mosteiro. É precisamente esta problemática que o presente livro analisa”. Ilustrado com vários mapas, muitos em folha desdobráveis

This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.

You might also be interested in