MORAIS, JORGE (2007) REGICÍDIO: A CONTAGEM DECRESCENTE: MONÁRQUICOS, REPUBLICANOS E CARBONÁRIOS NA PREPARAÇÃO DO ATENTADO DE 1 DE FEVEREIRO DE 1908 SINTRA: ZÉFIRO, EDIÇÕES. EDIÇÃO. DE 23X17 CM. COM 170, [4] PÁGS., [32] P. ILUST. B.
O presente trabalho debruça-se directamente sobre o período de 33 meses que medeia entre a dissidência de José de Alpoim e o assassinato do Rei D. Carlos e do seu filho primogénito, o Príncipe D. Luís Filipe, no Terreiro do Paço, em 1 de Fevereiro de 1908.
Integralmente sustentado em fontes reconhecidas e acompanhado por notas auxiliares, estuda a degradação do sistema «rotativo» e as dissenções nos partidos da Monarquia, os «escândalos» alimentados pela propaganda, as ligações internacionais da conspiração republicana e a glorificação dos «grandes caudilhos», a relação do Rei com a política e da Maçonaria com os republicanos, os meandros radicais das duas principais Carbonárias e a trama que no seu seio se gizou para decapitar o Trono. Todas as citações e atribuições remetem para as respectivas fontes.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.