POMAR-BRASIL: EXPOSIÇÃO. ORG. MINISTÉRIO DA CULTURA DO BRASIL E CENTRO DE ARTE MODERNA DA FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN. LISBOA: C.A.M. - F.C.G., 1990. DE 28X24 CM. COM [105] PÁGS. ILUST. B.
Catálogo de uma exposição itinerante centrada na forte relação da obra de Júlio Pomar (1926-2018) com temas da cultura brasileira. Esta mostra foi o culminar de várias viagens e trabalhos realizados, entre 1985 e 1990, no Brasil, país onde esteve patente antes de ser exposta no Centro de Arte Moderna.
São estes cinco anos (1985-1990) que fazem nascer o corpo de trabalho reunido em «Pomar. Brasil»: três desenhos preparatórios e uma edição de um painel de azulejos do já mencionado projeto para o Gran' Circo Lar (1986); treze acrílicos sobre tela da série Os Mascarados de Pirenópolis (1987-88); a série Xingu (1988-89), representada por 38 desenhos esquiçados a esferográfica e por 10 pinturas, duas delas pertencentes às realizadas durante a própria estadia no Alto Xingu (Amazónia), usando vinil e spray metálico sobre madeira, «materiais de ocasião» (Pomar. Brasil, 1990).
Edição de cuidada execução gráfica, estampa sobre papel couché.
Texto(s)
Alberto da Costa e Silva, «As cavalhadas de Pirenópolis», s.p.
Barbosa Rodrigues, «[Texto transcrito]», s.p.
Curt Nimuendaju, «[Texto transcrito]», s.p.
Frederico Morais, «[Texto transcrito]», s.p.
José Aparecido de Oliveira, «[Apresentação]», s.p.
José Sommer Ribeiro, «[Apresentação]», s.p.
Júlio Pomar, «[Texto transcrito]», s.p.
Manuel Castro Caldas, «[Texto transcrito]», s.p.
Maria João Avillez, «[Texto transcrito]», s.p.
Michel Waldberg, «[Texto transcrito]», s.p.
Paulo Herkenhoff, «O circo e o Pomar», s.p.
Nota: capa com pequenas imprefeições.