POESIAS / O BISPO - GUILHERME BRAGA

27,56€

POESIAS / O BISPO - GUILHERME BRAGA

27,56€
1

[2. VOLS. E. IN 1]

BRAGA, GUILHERME (1898) POESIAS: (NA SUA MAIOR PARTE NÃO ENTRADAS NAS HERAS E VIOLETAS). BARCELOS: RODRIGO VELLOSO (TYP. DA "AURORA DO CAVADO"). DE 16X11 CM. COM 252 PÁGS. E.

É muito invulgar esta coletânea de poesias de Guilherme Braga, algumas inéditas, outras aparecidas na imprensa periódica, outras ainda já publicadas em «Heras e violetas». Reunidas pelo Dr. Rodrigo Veloso (escritor, distinto advogado em Barcelos, editor, diretor do Semanário Aurora do Cávado, etc.), a edição constou de apenas 100 exemplares, NUMERADOS E ASSINADOS pelo editor (n.º 80).

Guilherme Baga (1845-1874), prematuramente vitimado pela tuberculose, fez parte do meio intelectual do segundo Romantismo do Porto. Escritor, jornalista e poeta, foi panfletário anticlerical, defensor da República em gestação.

BRAGA, GUILHERME (1895) O BISPO. NOVA «HERESIA» EM VERSO. PORTO: LIVR. CAMÕES. DE 16X11 CM. COM LVIII PÁGS. E.

Segunda edição com uma poesia inédita do auctor, e um preâmbulo por J. Pereira de Sampaio (Bruno).

O Bispo, poema panfletário em versos alexandrinos, publicado originalmente 1874, subintitulado Nova heresia em verso, onde, à semelhança de Os falsos apóstolos, de 1871, Guilherme Braga manifesta o seu anticlericalismo, condenando a hipocrisia e a devassidão do clero, proclamado inimigo do progresso e da liberdade.

Modesta encadernação com lombada e cantos em pele, decorada com nervos e singelos ferros a ouro; aparado. Com o corte da cabeça carminado; sem capas. [miolo bastante amarelecido e com ocasional acidez; lombada com desgaste e perdas de pele]

Only 1 units of this product remain

You might also be interested in