NOVAIS, ANA MARIA CONTENTE DE VINHA (1993) OS OPERÁRIOS DOS ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO E A AGRICULTURA. VIANA DO CASTELO: CENTRO CULTURAL DO ALTO MINHO: GRUPO DESPORTIVO E CULTURAL DOS TRABALHADORES DOS ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO. DE 21 X 14 CM. COM 209 PÁGS. ILUST E.
“Este texto que agora se publica, foi apresentado como dissertação final de mestrado em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local da Faculdade de Letras de Lisboa, no ano de 1990. Relativamente ao texto original, para além de se proceder a algumas correcções formais e a simplificações dos anexos, pude incluir uma análise mais detalhada da história das famílias e das explorações agrícolas dos agricultores-operários dos estaleiros navais e das características destes enquanto trabalhadores da empresa”.
“Na primeira fase, segundo e terceiro capítulos, com base na informação estatística, identificámos algumas das transformações recentes e tendências do espaço socioeconómico concelhio, no sentido de aí encontrar elementos do quadro de mudança explicativos da diferenciação, persistência e dinâmica das principais modalidades de agricultura do concelho que igualmente identificamos e caracterizamos. Na segunda fase, quarto capítulo, desenvolvemos um estudo de caso sobre as famílias dos operários dos estaleiros navais de Viana do Castelo, em que se questiona principalmente a estabilidade do fenómeno e o estado da relação entre a família e a exploração agrícola”.
Cartonagem editorial.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.