RODRIGUES, LUÍS NUNO (2005) NO CORAÇÃO DO ATLÂNTICO: OS ESTADOS UNIDOS E OS AÇORES (1939-1948). LISBOA: PREFÁCIO. DE 23X15 CM. COM 209 PÁGS. ILUST. B.
(…) A investigação nos arquivos nacionais e estrangeiros é rigorosa e metódica e a bibliografia secundária usada tem em conta o que de melhor tem sido publicado nos últimos anos em ambas as margens do Atlântico.
O resultado final é um estudo político e diplomático de grande qualidade académica e, pormenor importante, de fácil leitura. No Coração do Atlântico está dividido em três partes. A primeira analisa o período entre 1939 e 1943 e dedica particular atenção à política externa portuguesa durante a Segunda Guerra Mundial e à delicada tarefa de manter a neutralidade numa altura em que coexistiram planos alemães, americanos e ingleses para ocupar os Açores. A segunda parte aborda as negociações luso-americanas entre Novembro de 1943 e Novembro de 1944.
A última parte do livro estuda a evolução das posições luso-americanas após o final da Segunda Guerra Mundial e o início da Guerra Fria. As estantes de história política e diplomática estão cheias de estudos áridos e difíceis de atravessar como os desertos. No Coração do Atlântico não é mais um destes livros. E não é porque Luís Nuno Rodrigues nunca esquece o contexto político e intelectual em que as negociações entre Washington e Lisboa decorreram entre 1939 e 1949. Em 1941 Washington podia estar a caminho de entrar na II Guerra Mundial no Pacífico e no Atlântico mas, como Nuno Rodrigues torna penosamente claro, ninguém no Departamento de Estado americano estava interessado ou minimamente informado sobre o que Lisboa pensava em relação aos Açores, império colonial ou sobre política internacional.
Ex-libris heráldico na folha de guarda
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.