ALVES, CRISTINA VINAGRE (2011) A PROPRIEDADE DA ORDEM DE SANTIAGO EM PALMELA: AS VISITAÇÕES DE 1510 E 1534. PALMELA: CÂMARA MUNICIPAL. DE 23X15 CM. COM 252 PÁGS. B.
Tese mestrado em História Medieval e Renascimento apresentada pela autora à Fac. Letras, Univ. Porto, 2004.
“(…) No caso concreto deste estudo, a autora caracteriza esta localidade da mesa mestral na diversidade da sua paisagem urbana, peri-urbana e rural, avaliando, com rigor, os recursos auferidos pela Ordem de Santiago. Ao mesmo tempo, não fica esquecida a vertente do relacionamento entre os poderes atuantes na localidade.
Interessou, também, equacionar o empenho da Ordem nas atividades de exploração e rentabilização da propriedade, atendendo à multiplicidade de culturas oferecida pela região. Como se adivinha, a consideração exaustiva destes temas favoreceu, ainda, o conhecimento das relações contratuais e as consequentes desavenças tantas vezes geradas neste cenários. A autora termina a primeira parte do seu estudo com a identificação dos foreiros que as visitações e permitiram conhecer. Finalmente, uma palavra para a relevância do apêndice documental. A transcrição das Visitações de 1510 e de 1534 a Palmela. Dado o teor da informação que se disponibiliza, estas fontes constituem-se, de facto, como um valor inestimável para o conhecimento da Ordem Militar”. Maria Cristina Pimenta
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.