REZOLA, MARIA INÁCIA (1999) O SINDICALISMO CATÓLICO NO ESTADO NOVO 1931- 1948. LISBOA: EDITORIAL ESTAMPA. DE 20X14CM. COM 289 PÁGS. B.
Esta edição reproduz no essencial a dissertação de mestrado defendida pela autora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa no ano de 1995.
“Em julho de 1958, no rescaldo da campanha delgalista, o então bispo do Porto - D. António Ferreira Gomes – escreve um pró-memória ao Presidente do Conselho em que denuncia abertamente a miséria social do povo Português e reivindica para os Católicos o direito de expor abertamente os princípios da doutrina social cristã. A união que nos habituámos a estabelecer entre a Igreja Católica e o Estado Novo leva a que consideremos esta tomada de posição como uma excepção. No entanto, uma análise minuciosa do que se passa no mundo católico ao longo das décadas de 30 e 40 conduz-nos a conclusões diferentes: Já não existia, no seio do próprio catolicismo, uma corrente crítica para quem a questão social, a questão operária e, sobretudo, o sindicalismo católico eram centrais.”
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.