O MOSAICO DAS MUSAS: TORRE DE PALMA. COMISSARIADO CIENTÍFICO JANINE LANCHA, [ET AL.]. LISBOA: MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA, 2002. DE 30X24 CM. COM 63 PÁGS. ILUST. B.
O "Mosaico das Musas" depois de 20 anos de restauro. Catálogo da Exposição. Muito ilustrado a cores com boas reproduções fotográficas.
Depois de ter sido posto a descoberto por uma charrua, em meados do século passado, o Mosaico das Musas, oriundo da villa romana de Torre de Palma (século III), foi levantado por técnicos italianos e depositado naquele que é actualmente o Museu Nacional de Arqueologia (MNA), em Lisboa. Aí permaneceu em exposição até 1982, quando o seu degradado estado de conservação o confinou a uma oficina do Museu Monográfico de Conímbriga (MMC), onde foi objecto de trabalhos de restauro ao longo dos últimos 20 anos.
Hoje, quando inaugurar no MNA a exposição "Deuses e Heróis da Antiguidade: O Mosaico das Musas de Torre de Palma", será finalmente devolvido aos olhares públicos aquele que é o mais significativo conjunto mosaístico do território nacional. "Pela sua dimensão e pela riqueza de motivos figurados, relatando diversos mitos da Antiguidade, é, sem dúvida, o mais importante alguma vez descoberto em Portugal. Com ele temos acesso a algumas das mais fundamentais referências culturais do mundo romano", explicou Virgílio Correia, director do MMC
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.