O MARQUEZ DE POMBAL: OBRA COMMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DA SUA MORTE. MANDADA PUBLICAR PELO CLUB DE REGATAS GUANABARENSE DO RIO DE JANEIRO. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL, 1885. DE 30X20 CM. COM [14], 515, [2], 231, [1] PÁGS. ILUST. E.
«O Marquez de Pombal: Obra Commemorativa …» com valiosa colaboração literária, encerra importantes subsídios para o estudo da vida e obra do controverso ministro de D. José. Apresentado numa edição esmerada e nítida, em bom papel, com todas as páginas enquadradas por esquadria vermelha, está adornado de capitais iniciais e vinhetas ornamentadas e ilustrado com um magnífico retrato do Marquês, um fac-simile em folha desdobrável de uma carta do punho do estadista e uma belíssima gravura reproduzindo o célebre quadro de Charles-André van Loo.
Alguns dos ensaios presentes no encorpado volume: «Sebastião José de Carvalho e Mello: o eminente propulsor da evolução social em Portugal no século XVIII» de Henrique Corrêa Moreira; «A derradeira injuria» de Machado de Assis; «O Marquez de Pombal e a civilização brazileira» de Sylvio Romero; «O marquez de Pombal e a liberdade dos índios» de Dr. Thomás Alves Júnior, advogado; «Il Marchese di Pombal» de Conte Angelo de Gubernatis; «Der Minister Pombal ein lebens-und charakterbild aus der zeit der aufklaerung»; «Marquez de Pombal: introducção: definições e esclarecimentos» pelo Dr. Manuel Emygdio Garcia; «A Legislação Pombalina» por Oliveira Martins; «O Marquez de Pombal e a Companhia de Jesus»; «O Marquez de Pombal e a restauração da litteratura portugueza» por Teófilo Braga.
Encadernação com lombada e cantos em pele, com gravações a dourado na lombada; sem aparo e com a capa frontal preservada.
Nota: miolo com acidez, mais evidente nas folhas de guarda; encadernação com algum desgaste.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.