MESTRES DA PINTURA BÚLGARA SÉCULO XIX

5,30€

MESTRES DA PINTURA BÚLGARA SÉCULO XIX

5,30€

MESTRES DA PINTURA BÚLGARA SÉCULO XIX - MEADOS DO SÉCULO XX. LISBOA: FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN, 1988. DE 30X20 CN. COM 160 PÁGS. ILUST. B.

Catálogo de uma exposição coletiva, organizada pela Galeria Nacional de Belas-Artes de Sófia e pela Galeria da Fundação Internacional Lyudmila Jivkova, que apresentou as diversas transformações da pintura búlgara desde a libertação da Bulgária, em 1878, até à década de 1950.

Apresentada na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (piso 0), a mostra desdobrava-se em três núcleos, que reuniam obras de artistas de gerações distintas, revelando tendências formais e temáticas.

A mostra iniciava-se com o designado «Renascimento búlgaro», assimilação tardia dos valores do Renascimento, que tivera início no século XVIII, estendendo-se até 1878. Esse movimento artístico conduzira, como explica Snejana Bozadjieva no texto do catálogo, «a Bulgária da Idade Média Asiática rumo à Europa burguesa» (Mestres da Pintura Búlgara. Século XIX-Meados do Século XX, 1988, p. 11). Na primeira sala, um grupo de obras religiosas ainda dominadas pelos cânones da pintura de ícones e um conjunto de retratos do século XIX, que denotavam influências do renascimento italiano, refletiam de forma clara a grande transformação que ocorrera em termos ideológicos, formais e plásticos. No outro lado da sala, foram expostas obras de Vladimir Dimitrov (1882-1960), Vera Nedkova (1908-1996) e Naum Hadjimladenov (1894-1985), reveladoras da nova expressividade plástica e figurativa que marcara as décadas de 1930 e 1940. Deste modo, a exposição terminava no mesmo espaço onde começara seguindo um percurso cronológico.

Catálogo de cuidada execução gráfica, impresso a cores sobre papel muito encorpado, reproduzido 80 peças em exposição.

This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.

You might also be interested in