ALORNA, MARQUÊS DE FRONTEIRA E D’ (1986) MEMÓRIAS DO MARQUÊS DE FRONTEIRA E D’ALORNA, D. JOSÉ TRAZIMUNDO MASCARENHAS BARRETO, DITADAS POR ELE PRÓPRIO EM 1861. Lisboa: IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA. 5 VOLS. DE 23X16 CM. ILUST. B.
As Memórias do Marquês de Fronteira e d’Alorna, obra de fôlego, abrangem uma das épocas mais conturbadas e mais agitadas da história de Portugal. Pela influência e participação direta que teve D. José de Mascarenhas Barreto na vida política e social da época, faz com que as suas «Memórias», de 1802 de 1853, sejam uma fonte de informação histórica imprescindível.
O último volume, um apêndice, é constituído por documentos oficiais e particulares de 1802-1881. Cada volume contém um índice cronológico exaustivo; um índice alfabético de nomes próprios, pessoas, títulos, cargos, etc. e um índice das gravuras apresentadas em extratexto.
A publicação deste importante trabalho histórico suscitou um justificado interesse público na sua época. O segundo volume afirmou a obra como sendo de referência no estudo das guerras da sucessão ao trono e do Cerco do Porto. A sua narrativa testemunhal é fixada a partir de um discurso oral direto, e os episódios são vivos e pitorescos, permitindo ao leitor uma imagem bem contextualizada da sua época.
Cuidada edição fac-similada, da impressa Coimbra pela Imprensa da Universidade, entre 1926 e 32, revistas e coordenadas por Ernesto de Campos de Andrada. [ex. manuseados, com vincos e acidez nas lombadas
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.