LIURO DA FABRICA DAS NAOS

23,32€

LIURO DA FABRICA DAS NAOS

23,32€

OLIVEIRA, FERNANDO (1991) LIURO DA FABRICA DAS NAOS. LEITURA DE LOPES DE MENDONÇA. LISBOA: ACADEMIA DE MARINHA. DE 29X20 CM. COM 211, [7] PÁGS., 164, [28] PP. : ILUST., FAC-SIMIL. E.

Emblemática obra fac-similada "O Livro da Fábrica das Naus" de Fernando Oliveira que destaca a primazia da construção naval portuguesa. Na primeira parte aparece o texto em letra de impressa e na segunda o fac-simile do original manuscrito com os respectivos desenhos.

O Livro da Fábrica das Naus é o primeiro exemplo europeu de um manual de construção naval exclusivamente dedicado a navios de alto bordo, ou seja, para a navegação oceânica, e, espe­cificamente neste caso, a navios da que se chamou depois tradição ibero-atlântica. […] Apesar de inserir desenhos no Livro, Oliveira não alude à necessidade de planear o navio em desenho ou da construção prévia de um modelo. Em contrapartida, comporta aspetos de uma enorme importância que destacam o seu carácter único. Um deles é, sem dúvida, a parte inicial do texto, em que o autor fundamenta as condições do conhe­cimento. Trata-se do único autor de um tratado de construção naval deste período que ultrapassa o nível de consideração do que se sabe para discutir o como se sabe e o porquê. Um bom exemplo desta fundamentação teórica é a afirmação do postulado aristotélico de que a perfeição é um atributo divino que não cabe na dimensão do humano, logo, os homens não podem fazer navios perfeitos; mas, como Deus criou um animal com a forma perfeita para andar no mar – o peixe –, então a forma do casco dos navios deve imitar a forma do corpo dos peixes, ou seja, a forma perfeita para andar na água – hidrodinâmica, dir-se-ia hoje.

O Livro refletia a prá­tica dos estaleiros, tornando-se assim um instrumento fundamental para o estudo do saber-fazer da época. […] A obra permanece como um exemplo notável da tratadística europeia de arquitetura naval, não tendo existido até à data da sua composição obra alguma que se lhe equiparasse do ponto de vista da ilustração.

Cartonagem editorial.

Nota: corte das folhas com acidez e que certas folhas se estende às margens, ainda que de forma muito ténue.

This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.

You might also be interested in