VALENTE, VASCO (1931) JERONIMO ROSSI: FIDALGO CERAMISTA. GAIA-PORTUGAL: EDIÇÕES PÁTRIA. DE 25X18 CM. COM 104 PÁGS. & [7] FLS. ILUST. B.
Jerónimo Rossi, nascido em Génova, notabilizou-se como ceramista portuense, cidade onde veio a falecer em 1821. O seu nome – e o de seu pai Francisco Rossi – encontra-se ligado à fundação da Fábrica de Loiça de Santo António do Vale de Piedade, em Vila Nova de Gaia, de que neste estudo se dá uma interessante e desenvolvida notícia histórica. O livro, além de incorporar algumas imagens das peças saídas da fábrica do Vale da Piedade, inclui a reprodução das sucessivas marcas de contraste identificadoras usada por Rossi e sua empresa.
O estudo “(…) ao mesmo tempo que nos patenteia o meio social e a maneira de viver, farta, culta e nobre, do iniciador e primeiro proprietário da notável empresa, e que biografa parentes de apelidos homónimos, até agora confundidos com Jerónimo Rossi, indica-nos com foram os seus cooperadores e depois quais os herdeiros e continuadores da sua obra. Terminando por uma longa e cuidada resenha genealógica, onde se enumeram antepassados e descendentes do nomeado, inclusas últimas gerações, e onde nos aparecem personagens conhecidas e estimadas…”.
Edição de cuidada realização gráfica, ilustrada com belas estampas coladas em folhas próprias e outras em folhas à parte, uma a cores e as restantes a sépia.
Nota: lombada escurecida, com pequenos defeitos e pontual acidez; extremidades das capas com perdas da coloração original e pequenos rasgos; miolo amarelecido, mas limpo.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.