INSTRUMENTOS MUSICAIS, 1747-1807: UMA COLECÇÃO À PROCURA DE UM MUSEU. [LISBOA]: INSTITUTO PORTUGUÊS DO PATRIMÓNIO CULTURAL, 1984. DE 22X14 CM. COM 102 PÁGS. ILUST. B.
Catálogo da exposição, realizada no Palácio Nacional de Queluz, 20 Jun.-10 Set. 1984.
“(…) Para a presente Exposição ou escolher as duas datas de referência – 1747, 1807 -, que correspondem ao início das grandes obras em Queluz e a época áurea do Palácio utilizado primeiro como residência de verão e, depois do incêndio da Real Barraca da Ajuda (1794), como residência permanente até a fuga da família real para o Brasil. São estes sessenta anos que pretendemos fazer reviver por via de uma das suas manifestações, a Música, revisitada através dos instrumentos que a produziram, devolvidos ao seu cenário original e acompanhados de vestígios materiais - o trajo, o mobiliário - daqueles que ‘habitaram’ estes anos.»
Antes de serem o catálogo interessantes ensaios: «Lambertini e a odisseia do museu instrumental», por Humberto d’Ávila; «Música em Queluz» por Macário Santiago; «Traje rocaille e neoclássico» por Madalena Braz Teixeira. Ilustrado com reproduções fotográficas impressas a negro.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.