ALVES, José Augusto dos Santos (1992) IDEOLOGIA E POLÍTICA NA IMPRENSA DO EXÍLIO: “O Portuguez” (1814-1826). Lisboa: Instituto Nacional de Investigação Científica - Universidade Nova de Lisboa. De 23x16 cm. Com 281 págs. B.
Ideologia e Política na imprensa do Exílio tem a sua origem no âmbito do Mestrado em História Cultural e Política da Universidade Nova de Lisboa e na dissertação que lhe seguiu.
Texto constituído por três partes a que o autor junta um Apêndice de cartas inéditas – importantes pelo que reflectem da personalidade de Rocha Loureiro, redactor de O Portuguez – tenta, por um lado uma reflexão sobre a liberdade interpenetrada a uma aprendizagem e, por outro, caminha no sentido do aprofundamento do discurso de poder e do poder da «virtude» veiculados em O Portuguez, não sem antes ter abordado a dinâmica consciente que o seu redactor lhe incute e o meio no qual aprendeu e bebeu influências. Aborda ainda alguns temas decisivos e á volta dos quais se articula, pelo menos em parte, o conjunto da problemática do vintismo e, mais largamente do liberalismo.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.