PINTO, António Cerqueira (1737) Historia da Prodigiosa Imagem de Christo Crucificado, que com o Titulo de Bom Jesus de Bouças se venera no lugar de Matozinhos na Lusitania [...]. Lisboa Occidental: Na Officina de Antonio Isidoro da Fonseca. De 20x15 cm. Com [82], 349, [5] 161 págs. E.
Obra estimada e pouco vulgar sobre a Imagem e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos. As primeiras 82 pp. são ocupadas pela «Dedicatoria», «Offerecimento» a D. João V, «Prologo», as várias «Licenças», duas cartas remetidas ao autor acerca da obra, de Agostinho Joze de Attaide e Bento de Matos, e vários Sonetos, dos quais merece destaque o de “António Dias Palheyros portuense”. A segunda parte, a mais extensa, é dedicada ao tema central do livro. O terceiro grupo de páginas é constituído por Sermões ao Senhor de Matozinhos da autoria dos padres Manoel dos Reys Bernardes, Fr. João de Deos de Monte Alverne e Manoel Pereira de Alvares, apresentando-se todos com frontispício próprio.
Encadernação da época inteira de carneira com corte das folhas carminado. [ex. globalmente bem conservado, apenas denotando, nas margens da cabeça, nos primeiros e últimos cadernos, mancha de água quase desvanecida; antigo titulo de posse] |