FERNAND BRAUDEL E A HISTÓRIA. JORNADAS FERNAND BRAUDEL, 18, 19 E 20 DE OUTUBRO DE 1985, CHATEAUVALLON; TRAD. DE PEDRO JORDÃO. LISBOA: TEOREMA, 1986. DE 21X15 CM. COM 224, [2] PÁGS. B.
Em outubro de 1985, o centro cultural de Chateauvallon consagrou a Fernand Braudel e a sua obra- O Mediterrâneo, o capitalismo, a França - um colóquio de 3 dias, animado por historiadores, economista chi personalidades de renome Internacional, assim como por jornalistas conceituados, entre os quais portugueses, Vitorino Magalhães Godinho etc.
Fernand Braudel conduziu os debates com vivacidade e rigor, malícia e gentileza. No decurso de alguns «duelos» intelectuais, o grande historiador - que falecia um mês depois - demonstrou, uma vez mais, o seu sentido prodigioso da síntese imediata.
Publicam se neste volume as atas das comunicações e debates desse colóquio, que abordaram temos como: «A formação das culturas mediterrânicas»; «O homem biológico do Mediterrâneo»; «O Tempo Bizantino no mundo mediterrânico»; «O Mediterrâneo, o Atlântico e a Europa»; «O Mediterrâneo muçulmano»; «O Mediterrâneo no horizonte dos europeus do Atlântico»; «A galé, rainha do Mediterrâneo»; «Os primeiros camponeses da França»; «Das regiões a nação francesa»; «História, Geografia e povoamento»; «Funções das finanças no Antigo Regime»; »«A revolução industrial da Idade Média?»
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.