TESTEMUNHOS DE JOSÉ CRISTÓVÃO HENRIQUES (ENGENHEIRO-SILVICULTOR). [COMPIL.] MANUEL DO NASCIMENTO LOPES DA SILVA JÚNIOR; COLAB. ANTÓNIO MADUREIRA. LISBOA: JUNTA DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DO ULTRAMAR, 1981. DE 23X15 CM. COM 348, [4] PÁGS. B.
“A edição da presente miscelânea de escritos do engenheiro-silvicultor José Cristóvão Henriques foi da inteira iniciativa das suas irmãs Piedade Cristóvão e Florinda Cristóvão, que também tomaram a seu cargo os custos da respetiva publicação. Contudo, dado o interesse técnico documental de alguns os escritos, a Junta de Investigações Científicas do Ultramar não quis deixar de se associar à iniciativa, honrando-se, pois, em publicá-los neste volume de uma das suas colecções”.
“Cumpre-nos justificar, a título de esclarecimento, a publicação deste trabalho. Familiares, amigos, colegas, companheiros de trabalho e admiradores entenderam dar publicidade a muitos dos seus escritos, atendendo ao valor intrínseco destes. (…) Tudo o que escreveu é uma sequência dialética com o ambiente humano e físico onde exerceu a sua atividade - a qual se estendeu por vários quadrantes do mundo: África (Angola e Moçambique), Oceânia (Timor) e Europa, com relevância para além dos países que visitou, e eventualmente, como congressista. (…) Quanto não lutou por uma silvicultura de base científica, técnico-operatória, por uma silvicultura que, em seu entender, «apoie grande parte dos seus fundamentos na ecologia». (…) Foi um silvicultor que lutou sempre por uma cultura rica de humanismo, como veremos em todas as suas páginas aqui presentes”.
ALGUNS DOS ESCRITOS INCERTOS NO VOLUME: «A gravidade do problema dos baldios na freguesia de Folgosinho (Gouveia)», (relatório final de curso); «Viagem de reconhecimento à província do Congo»; «Estudo das madeiras coloniais»; «Perímetro florestal da ilha de Luanda»; «A silvicultura tropical - subsídios para o seu estudo e evolução»; «Jardim Botânico e zoológico de Luanda»; «Elementos para a publicação de uma dendrologia em Angola»; «Relatório de Timor».
Exemplar valorizado com dedicatória autógrafa
de piedade Cristóvão, irmã de José Cristóvão Henriques e promotora da iniciativa de compilação dos trabalhos do engenheiro-silvicultor.