ERICEIRA NA GAZETA DE TORRES ATRAVÉS DOS CORRESPONDENTES JAIME LOBO SILVA E LUÍS PALHANO (1927-1933). ORG. JOSÉ CONSTANTINO COSTA; APRESENT. ANTÓNIO VENTURA. ERICEIRA: MAR DE LETRAS, 2006. DE 21X15 CM. COM 214, [7] PÁGS. ILUST. B.
“(…) Um dos fenómenos mais curiosos que se nota na segunda metade do século XIX e depois na centúria seguinte, é o surgimento de jornais e revistas um pouco por todo o país, fora dos centros urbanos mais importantes, alastrando até concelhos de pequena dimensão. Através desses milhares de títulos, é a vida dessas comunidades que fluí, e o país real que respira e transpira. Por essas páginas amarelecidas pelo tempo e pela má qualidade do papel passa uma outra história, os pequenos e grandes dramas locais, as curiosidades, os reflexos dos eventos nacionais e internacionais e suas repercussões nos microcosmos locais e regionais. A imprensa é uma fonte essencial, como se verifica pelo livro que agora vê a luz do dia.
José Constantino Costa levou a cabo uma tarefa feita com gosto e dedicação: recuperar e descortinar - no sentido etimológico da palavra - textos esquecidos que foram publicados na Gazeta de Torres, nos anos de 1927 a 1933, pelos correspondentes na Ericeira. Neles encontramos preciosas informações sobre a história local, os acontecimentos, as elites, as instituições e associações. É o pulsar da vida quotidiana da Ericeira numa época de transição”. António Ventura
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.