Em torno do selo postal português. 1853-2003 (Mostra bibliográfica). Lisboa: Biblioteca Nacional, 2003. Com 54 págs.De 21x14 cm. Ilustrado. Brochado. Nota introdutória de João José Alves Dias.
Em 1 de Julho de 1853 foram colocados à venda os primeiros selos de correio portugueses. Tratava-se dos selos de 5 e 25 reis, com o busto, em perfil, da monarca, D. Maria II, num cunho aberto por Francisco de Borja Freire. O selo de 100 réis foi posto à venda no dia 2 e o de 50 réis só no dia 22 do mesmo mês e ano. Portugal tornava-se, assim, no 45.º Estado a adotar uma reforma postal concebida à semelhança da que tinha sido implementada por Sir Rowland Hill, 13 anos antes, na Grã-Bretanha, ao introduzir, a 6 de Maio de 1840, os primeiros selos postais em circulação no Mundo. Em torno do selo e das coleções por si motivadas produziu-se vasta bibliografia.
Começavam, de imediato, as publicações especializadas relacionadas com os selos, dedicadas aos seus colecionadores. Alexandre Guedes de Magalhães, em 1951-52,publicou no Mercado Filatélico, n.ºos 50-53, um primeiro ―Inventário da bibliografia filatélica portuguesa - Apontamentos‖ onde se podem testemunhar os avanços da bibliografia relacionada com o selo postal português. Neste catálogo pretendeu-se reunir toda a bibliografia direta e indireta sobre o selo português.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.