MARTINS, ANA MARIA ALMEIDA (2001) DOCUMENTOS PORTUGUESES DO NOROESTE E DA REGIÃO DE LISBOA: DA PRODUÇÃO PRIMITIVA AO SÉCULO XVI. LISBOA: IMPR. NAC.-CASA DA MOEDA. DE 25X16 CM. COM 567, [6] PÁGS. B.
Valiosa coletânea de documentos jurídicos (notariais) dos séculos XIII ao XVI, referentes às regiões do Minho e Lisboa
No âmbito da tese de doutoramento a autora estudou um aspecto da sintaxe histórica do português, constituindo então um corpus
de textos não literários editados num volume autónomo. Integravam esse volume 210 documentos de caráter jurídico (documentos notariais) guardados no IAN/TT. Os documentos, provenientes de duas áreas geográficas (Minho e região de Lisboa), pertencem maioritariamente aos fundos do mosteiro de Chelas e do mosteiro de Vilarinho. Há ainda documentos dos mosteiros de Ancede, Pendurada, Cete, Pedroso e Moreira.
Os documentos transcritos foram na sua maioria produzidos ao longo de três séculos, entre meados do século XIII e meados do século XVI. Os documentos agora transcritos e editados são na sua maioria inéditos.
Diversos tipos de documentos formam a coleção reunida neste volume: arrendamentos, aforamentos, emprazamentos, vendas, câmbios, partilhas, doações, quitações, renúncias, vedorias, posses, confirmações, procurações, recebimentos, notícias, testamentos, sentenças, demandas, relatos de contendas, avenças e acordos.
Dão testemunho da vida económica das instituições monásticas e dos que delas dependiam ou se moviam na sua esfera; mostram-nos ainda como a escrita era um instrumento indispensável tanto à gestão dos bens quanto à gestão dos conflitos.