RITO, ANDRÉ (2012) DIÁRIOS DE UM GANGSTER PORTUGUÊS: VITORINO NUNES. LISBOA: OFICINA DO LIVRO. DE 23X15 CM. COM 229 PÁGS. B.
A história de um homem destinado, desde a infância, ao mundo do crime. O retrato psicológico de um dos mais célebres marginais portugueses do séc. XX
Vitorino da Piedade Nunes (1938-2006) foi um dos mais célebres cadastrados portugueses. Entre polícias e ladrões, advogados e guardas-prisionais, era conhecido por Dillinger, em alusão ao gangster da América dos anos 30.
Instigado pelo próprio pai, o qual seria condenado pela morte do avô, Vitorino cometeu os primeiros crimes ainda na infância. Poucos portugueses passaram tanto tempo atrás das grades como ele. Depois de trinta anos a entrar e sair de prisões, voltou finalmente à terra natal, onde roubara os primeiros animais e fizera as primeiras patifarias, mas não para se redimir: o seu nome foi então envolvido em duas mortes.
Baseado nesses escritos e narrado com o ritmo absorvente de um romance, Diários de um Gangster Português reconstitui a vida de um bandido implacável, mas fiel a uma certa ética. Um homem que, no fim, conseguiu cumprir o seu maior desejo: morrer em liberdade.
Nota: leve acidez no corte das folhas.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.