ANDRADA, FRANCISCO DE (1976) CRÓNICA DE D. JOÃO III. INTRODUÇÃO E REVISÃO DE M. LOPES DE ALMEIDA. PORTO: LELLO & IRMÃO EDITORES. DE 25X19 CM. COM XLIV, 1289 PÁGS. E.
Guarda-mor da Torre do Tombo e cronista-mor do reino, escreveu, nesta qualidade, a «Crónica do muito alto e muito poderoso Rei destes reinos de Portugal D. João, III deste nome», em 1613. Além da historiografia, dedicou-se também à poesia lírica amorosa, de que existem várias composições inéditas nos Reservados da Biblioteca Nacional. “(…) O seu esforço maior concentrou-se (…) em dar à sua crónica um estilo de fiança de pura, desembaraçada e singela vernaculidade, mestria que lhe tem sido geralmente reconhecida. Neste aspecto, é decerto um momento excelente e incontrastável da língua portuguesa, na idade em que o idioma nacional se enriquecia e fixava com vigorosa leveza”.
Esmerada edição em papel bíblia, incluindo fac-símiles das portadas das edições de 1613 e 1786. Encadernação do editor ao gosto do século XVII, em percalina, decorada com ferros a ouro nas pastas e lombada.
Nota: corte das folhas escurecido pelo pó e com manchas de acidez. Encadernação com mínimo desgaste.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.