MORAIS, DOUTOR CHRISTIANO DE (1953) CÓDIGO DA HONRA. A JUSTIÇA E A NAÇÃO. PORTO: C. MORAIS, 1953 (PORTO: -- EMP. IND. GRÁF. DO PORTO). DE 21X16 CM. COM 442, [2] PÁGS. E.
Uma edição de autor que em pouco tempo a censura tratou de retirar das prateleiras das livrarias. Um livro escrito por um médico, que faz a autópsia do estado da Justiça em Portugal.
“No interesse de melhorar a Sociedade Portuguesa e auxiliar o governo do meu País, venho escrever mais este livro, da série moralização, como já o fiz com A Universidade e a Nação e Os Mitos da Medicina e os Dogmas de Pasteur. O País há-de recebê-lo com pasmo e assombro! É um grito de despertar ou de alerta, o protesto duma voz no estertor duma grande dor e duma agonia estoica ou Espartana, mirrada e seca de clamar no deserto, que pessoas sem escrúpulos tentaram sufocar nas suas queixas oficiais e nos variadíssimos crimes que lhe sucederam, ou abafar na garganta, no silêncio, ou sem que ninguém soubesse, cansada e (...) É pelas circunstâncias enunciadas, um livro escrito velozmente (...)”.
Cristiano Morais director da Maternidade do Porto, neste violento libelo afirma, vir "(...) denunciar factos graves da vida Nacional, que só se podem dizer através dum livro desta natureza (...)”.
Encadernação com lombada em percalina e títulos a ouro gravados na lombada; aparado por todo e com as capas conservadas. [miolo amarelecido e com acidez, mais abundante nas primeiras e últimas folhas; lombada da encadernação escurecida e com mínimas imperfeições; assinatura de posse na folha de anterrosto]
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.