ARTE PLUMÁRIA DO BRASIL.
COORD. MADALENA BRAZ TEIXEIRA, ANTÓNIO BACELAR CARRELHAS. LISBOA: INSTITUTO PORTUGUÊS DO PATRIMÓNIO CULTURAL, 1991. DE 28X22 CM. COM 53, [4] PÁGS. ILUST. B.
Catálogo de uma importante e muito concorrida exposição que tratou um tema pouco conhecido do público português.
Exposição realizada em parceria com a Câmara Portuguesa do Comércio de S. Paulo e que consistiu na apresentação da coleção de arte plumária de António Bacelar Carrelhas, de Erick Steffen e de Christian e Lawrence Bodnár, proveniente na sua esmagadora maioria da recolha feita por estes últimos antropólogos, entre os grupos Xingu, Karajá, Tapirapé, Kayapó, Xavante, Erikbatsa, Tikuna, Wai Wai, Wayana-Apalay, Yanomami, Cinta Larga, Borrôro, Parecé, Münkü, Nhambiquara, Karitiana e Tembê.
A exposição procurou exaltar o valor estético destas tão especiais formas de indumentária, usadas no quotidiano e nas cerimónias rituais tribais que são reveladoras da força das crenças que as precedem e da umbilical relação com a natureza. Esta forma de adereço para colocar na cabeça do homem resume em majestade o mundo de saberes do índio brasileiro, de acentuado pendor solar.
Com textos introdutórios sobre a «arte plumária» e «os trajes como elementos culturais».
Edição de cuidada execução gráfica, ilustrada a cores com reproduções fotográficas.
Nota: discreta assinatura na folha de rosto.