COSTA, A.L. PINTO DA (1997) ALTO DOURO TERRA DE VINHO E DE GENTES. LISBOA: EDIÇÕES COSMOS. DE 23X16 CM. COM 420 PÁGS. ILUST. B.
Com o subtítulo “A vida quotidiana alto-duriense no primeiro terço do século XX” foi esta monografia apresentada como prova de Dissertação de Mestrado na Universidade Nova de Lisboa, sob orientação do Prof. Doutor Oliveira Marques.
“(…) A publicação do estudo de António da Costa compreende-se a aplaude-se, para além do seu valor intrínseco e da forma inédito como aborda a história de uma região, estuda para além disto questões gerais e espaciais, uma história do viver quotidiano, em zona tão característica como a do vale do Douro. O autor escolheu alguns aspetos do viver; aqueles que as fontes e a especificidade mais permitiam e apontavam. Abordou as formas populares de religiosidade e o confronto entre elas e a religião oficial. Debruçou-se sobre o trabalho, esse trabalho essencialmente vinícola, percorrendo as suas formas e o seu produto. E não esqueceu as gentes, olhando-as até na sua feição mais íntima e mais rude. História regional, por um lado, história da vida quotidiana, pelo outro, eis dois objetivos aliciantes e ainda pouco estudados entre nós, que conferem novidade e pioneirismo à tarefa empreendida por Pinto da Costa. O rigor do tratamento e a interpretação vigorosa conferir-lhe-ão autoridade” A. H. de Oliveira Marques in Prefácio
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.