ALMANACH PERPETUUM

18,02€

ALMANACH PERPETUUM

18,02€
1

ZACUTO, ABRAÃO [1986] ALMANACH PERPETUUM. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA. DE 24X17 CM. COM 411 PÁGS. E.

Muito cuidada reprodução em fac-símile do exemplar da Biblioteca Nacional com a relevante introdução de Luís de Albuquerque que ocupa a primeira meia centena de páginas.

O Almanach perpetuum foi um dos quatro primeiros livros impressos em Portugal e o primeiro no que respeita às Matemáticas. Foi escrito entre os anos de 1473 e 1478, data que é referida pelo seu autor na introdução. O livro foi reeditado e impresso tipograficamente em Leiria em 1496, tendo sido traduzido do hebreu para o latim e do latim para o castelhano por Mestre José Vizinho, médico da corte de D. João II e astrónomo, que foi discípulo do autor.

Neste livro publicou as tábuas astronómicas para os anos de 1497 a 1500, que foram utilizadas, juntamente com o seu astrolábio melhorado de metal, por Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral nas suas viagens.

O método para a determinação das latitudes foi aplicado na náutica lusitana pela primeira vez por José Vizinho, cosmógrafo e médico de João II, em uma viagem que, para o experimentar, fêz à Guiné em 1485.

Entre as aplicações que depois se fizeram dele, ficaram especialmente assinaladas a que fêz Vasco da Gama na ilha de Santa Helena, quando aí abordou na sua primeira viagem a Índia, e a que fêz Mestre João, médico-astrólogo da armada de Pedro Álvares Cabral, em 1500, na ocasião de esta armada aportar a terras de Santa Cruz.

Encadernação com lombada e cantos em pele, decorada na lombada com nervos e ferros a ouro; capas conservadas. Bom exemplar

Only 1 units of this product remain

You might also be interested in