BERGSTEIN, MAURICIO (2014) ADEUS, NIASSA: TREZE DIAS POR MOÇAMBIQUE. LISBOA: ESTÚDIO DIDÁTICO. DE 23X15 CM. COM 283 PÁGS. B.
Adeus, Niassa recorda a odisseia de três viajantes - dois uruguaios e um português - que empreendem uma viagem até à remota reserva de Niassa, esquecida durante o conflito bélico que arrasou Moçambique e é hoje custodiada por catorze mil elefantes.
A incursão em pequenas povoações remotas, a surpresa dos seus habitantes quando veem irromper no seu território uma furgoneta descomunal e a alegria de dezenas de crianças - a quem oferecem materiais escolares - que não sabem para que serve uma caneta, passam a fazer parte da viagem através desse mar de aldeias que é o Moçambique profundo.
A realidade do país vai impondo o seu próprio ritmo a um percurso cheio de incertezas. 250 mil minas terrestres por desativar disseminadas pelo território, misteriosas cerimónias em povoações cujos nomes não aparecem no mapa, permitem ao autor refletir sobre o ato de viajar e o seu escorregadio significado.
Viajante por vocação e hábil cronista das suas aventuras, Bergstein é pioneiro num género pouco cultivado no Uruguai: a literatura de viagens. Os seus livros são muito mais que crónicas: refletem o assombro do seu olhar aliado a uma curiosidade insaciável e sobretudo a uma abertura face ao desconhecido.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.