TIECK, LUÍS (1944) A MORTE DE CAMÕES. PREF. HERNÂNI CIDADE. LISBOA: EDITORIAL AVIZ. DE 19X12 CM. COM XVI, 276, [1] PÁGS. E.
“(…) Decorre a vida de Luiz Tieck de 1773 a 1853. Foi, portanto, contemporâneo de Garrett, que a ele se refere no poema Camões como romântico português, também ele viveu conflito entre o enlevo da razão clássica e a simpatia pela veemência romântica, (…). A simpatia romântica por Camões tinha voga europeia, sobretudo depois da sua descoberta pela crítica anglo-germânica. (…)
Quanto à biografia do poeta, vem se compreende não tenha querido o novelista alemão lhe levassem vantagem os seus biógrafos portugueses ou estrangeiros na liberdade de novela… romancear… fantasiou o que nenhum deles sequer tinha suposto: relações amorosas com Natércia, frutificadas numa filha… e, não contente com isto, dir-se-ia que, levado por excessos de compaixão de tão longas coitas de amor, com prontidão de demiurgo generoso lhe realiza o que nem o poeta mal-aventurado se teria atrevido a sonhar: a morte sob o teto de Natércia, ante a fundo a comoção dos parentes dela, sobre as lágrimas piedosas daquela que jamais deixaram de apaixonadamente o amar ….” Hernâni Cidade
Encadernação inteira de sintético com os títulos gravados a Dourado na lombada; só com um leve aparo e as capas conservadas.
Nota: miolo amarelecido e verso da capa frontal com acidez
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.