CALAFATE, PEDRO (1994) A IDEIA DE NATUREZA NO SÉCULO XVIII EM PORTUGAL. LISBOA: IMPRENSA NACIONAL-CASA DA MOEDA. DE 24X15 CM. COM 175, [1] PÁGS. B.
“A obra que agora se apresenta constitui a segunda parte da nossa dissertação de doutoramento, onde procurámos fixar os principais momentos de afirmação da ideia de natureza, na segunda metade do nosso século XVIII, entendida à luz daquele «o fundo comum» que tradicionalmente a acompanhou na sua formulação filosófica e, logo, no contexto das várias instâncias a que pretendeu servir de fundamento.
Enquanto na primeira parte da referida dissertação analisámos a ideia de natureza nas disciplinas do trivium, ou seja, na lógica, na gramática e na retórica, nesta parte segunda, que agora se apresenta, voltamo-nos para a análise das consequências antropológicas e metafísicas do conceito de «ordem natural» no mundo físico, atualizado pelo paradigma matematizante e geométrico da ciência física.
No âmbito, como veremos, são as ideias de ordem e de finalidade, privilegiadamente associadas a «natureza», e constituem o fio condutor e o garante de unidade deste trabalho”.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.