FRADA, JOÃO (2005) A GRIPE PNEUMÓNICA EM PORTUGAL CONTINENTAL – 1918. ESTUDO SOCIOECONÓMICO E EPIDEMIOLÓGICO. LISBOA: SETECAMINHOS. DE 24X16 CM. COM 307 PÁGS. + CD. ILUST. B.
Divido em seis capítulos e com um extenso apêndice documental em suporte informático (CD), A Gripe Pneumónica em Portugal Continental – 1918, da autoria do médico e historiador João Frada, o mais conceituado investigador da gripe pneumonia que assolou Portugal e o Mundo na segunda década do século XX, é o estudo mais completo até hoje efetuado sobre tão mortífera pandemia.
No capítulo primeiro procura o autor descrever factos e aspetos para a caracterização geral da vida portuguesa entre 1900 e 1920, numa perspetiva económica e social. No cap. 2. debruça-se sobre a estrutura da família em Portugal e sobre as condições de vida; no cap. 3.º caracteriza a gripe sob o ponto de vista etiológico e epidemiológico; no 4.º cap. analisa o efeitos da pneumónica em todos os concelhos e distritos de Portugal (apresenta dezenas de tabelas de dados e comparativas). O cap. 5.º debruça-se sobre as respostas terapêuticas e no 6.º procura avaliar quais as principais consequências da passagem epidémica, numa perspetiva social, económica, mental e cultural, tendo com campo de estudo o concelho de Leiria.
This product has run out of stock. You may send us an inquiry about it.
This product is currently unavailable. You may send us an inquiry about it.